O que é Cadeia de suprimentos?
O conceito de cadeia de suprimentos (Supply Chain) considera que o processo logístico seja integrado entre empresas e ultrapasse a básica comunicação e cooperação entre fornecedores e clientes. Para a real aplicação da Supply Chain, é necessário que todos os agentes envolvidos no processo troquem informações e alinhem planos para tornar a cadeia de fornecimento o mais eficiente possível.
O Council of Supply Chain Management Professionals, renomada organização de gerentes de cadeia de suprimentos, a definem como uma série de atividades e processos principais que devem ser concluídos de maneira eficiente, com gasto energético mínimo (esforço) e com redução de custos, em tempo hábil, deve-se considerar algumas ações:
- Planejamento de demanda e fornecimento
- Aquisição de componentes/insumos
- Fabricação de mercadoria
- Gestão de estoque
- Fluxo de entrada e saída
Qual o papel da logística?
Compreendemos que a cadeia de suprimentos inclui não somente o consumidor final e o produtor do item acabado, mas sim todas as frentes envolvidas até a entrega do produto/serviço ao seu destino final.
A gestão da cadeia de suprimentos aplicada aos conceitos da logística, deve buscar desenvolver além de uma relação comercial com os fornecedores, minimizar ou erradicar um problema existente nesta cadeia, como falta de estoque recorrente, por exemplo. Todo esforço e planejamento das ações desta rede visam agregar valor ao cliente final. Esta cooperação ocorre através do gerenciamento das relações entre estas empresas, através da confiança e do reconhecimento que unindo forças, todos os envolvidos tornam-se mais eficientes.
Assim, podemos afirmar que a logística engloba os processos de transporte, armazenamento de mercadorias, matérias-primas e insumos incluindo sua movimentação. Além disso, o alinhamento entre os dois conceitos torna as empresas mais eficientes e com uma performance integrada de informações.
A eficaz gestão pode proporcionar fonte duradoura de vantagem competitiva sob os concorrentes, uma vez que o sucesso comercial deriva basicamente da vantagem de custo de uma empresa, prazo e benefício de seu produto. Partindo deste conceito, o concorrente mais rentável do setor tende a ser o fornecedor com menor custo, causando um beneficiamento ao produto final.
Quais as vantagens?
A inclusão dos conceitos logísticos torna a gestão da cadeia de suprimentos eficiente, contribuindo para que as demais seções da empresa tenham confiabilidade no processo de compra. Com a modernização da Supply Chain e a evolução do mercado, a gestão de suprimentos também precisou se reinventar. Dessa forma surgiu a logística 4.0, onde os processos agora são atendidos em horas ou no próximo dia, não mais em semanas.
Ressalto que a utilização de sistemas que permitam uma boa gestão é fundamental para que ocorra aplicabilidade de forma prática da Supply Chain. A escolha assertiva de um software é crucial, além de sua parametrização que precisa estar de acordo com a metodologia da companhia. Invista em um bom software de gerenciamento, (WMS, TMS e YMS) além de um excelente ERP, é claro.
Por último, mas não menos importante, a automação é primordial. A utilização de drones, robôs que promovam rastreabilidade em tempo real, carros autônomos ou equipamentos de movimentação automáticos afim de agilizar a logística e sustentar uma excelente gestão também ganham espaço.
A logística deve ser aplicada de ponta a ponta, conheça melhor seus conceitos e aplicabilidades, e obtenha maior produtividade, aumento de índices de qualidade, redução de custos, pontualidade de entrega, acuracidade de estoque e confiabilidade no processo.
Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem através do nosso chat.
Engª Laís Cristine Radatz
Gestora de contas corporativas
Conheça mais sobre a Logisc e acompanhe nosso BLOG!