A Curva ABC é um método de classificação de produtos onde são separados os itens de maior importância ou impacto dentro de um critério, podendo ser o valor de vendas ou a quantidade consumida por SKU. Esse método de gerenciamento de estoque baseia-se na teoria de Pareto, na qual são divididos os estoques em classes A, B e C. Os resultados, apresentam melhor controle no gerenciamento para a diminuição de perdas e/ou manutenção de estoques em excesso.
Outras classificações, dentro da mesma metodologia, podem ser obtidas para atender análises especificas de avaliações ou tomada de decisões.
Como ocorre a classificação?
Dentro desta classificação os produtos são divididos em Classe A, Classe B ou Classe C. Os itens Classe A são os de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total, já os de Classe B correspondem a uma importância intermediária representando 30% do total e os de Classe C possuem menor importância, valor ou quantidade e correspondem a 50% do total.
Ao elaborar a curva ABC dos produtos em estoque, identificando a sua classificação e verificando as quantidades de itens, os maiores e menores pesos na composição, pode-se computar o total de recursos financeiros aplicados no estoque e assim obter os melhores resultados a partir das análises e tomada de decisão referente à gestão de estoque.
Para efetuar o cálculo da Curva ABC é preciso definir:
- Especificidades do produto: nome, quantidade e valor unitário;
- Valor total de cada produto: multiplicação do valor unitário pela quantidade de produtos;
- Valor total acumulado dos produtos;
- Porcentagem dos valores: deve-se gerar a porcentagem total de cada produto e do total acumulado.
Após os dados acima serem obtidos, é possível classificar quais produtos pertencerão às categorias A, B e C, de modo que, por exemplo, se seu faturamento mensal for de R$250 mil, e o produto X representar R$68 mil desse faturamento, qual seria sua contribuição para o total?
Para obter essa resposta basta fazer uma regra de 3, onde 250 corresponde à 100% e 68 corresponde à Y. Multiplicando, vemos que Y = 27,2 logo, o produto X tem uma contribuição de 27,2% no faturamento total. Realizando o mesmo cálculo para os demais produtos é possível estabelecer em quais categorias eles pertencem e assim organizar e garantir acuracidade ao seu estoque.
Quais as vantagens de utilização?
Outra estratégia que a companhia poderá adotar é realizar essas análises e outras com a utilização de um software de controle de estoque, o WMS. Este sistema agrega valor ao Centro de Distribuição, trazendo benefícios de aumento da produtividade e eficiência das ações além da total organização de informações (quando devidamente parametrizado). Com o WMS, as informações são todas organizadas e atualizadas em tempo real, o que nem sempre ocorre com práticas manuais.
Engª Laís Cristine Radatz
Gestora de contas corporativas
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