Você já ouviu falar em YMS?

Quando falamos em logística entendemos que é sua atribuição viabilizar tanto a produção de bens de consumo quanto a disponibilização destes produtos aos consumidores, a logística tornou-se importante para a produção de bens.

O tempo é o maior recurso dentro de qualquer companhia, para um bom gestor é imprescindível tomar conhecimento do tempo gasto para realização de atividades fundamentais na cadeia, afinal, à medida em que a operação tem sua capacidade máxima operacional atingida, menor é o custo desta operação.

Supondo que sua companhia trabalha com um intenso fluxo de entrada e saída de caminhões, gera-se uma grande movimentação de pátio e ocupação da planta fabril, dificultando a continuidade das operações (carga, descarga, entrada e saída de materiais). Atualmente, isso está sendo mensurado e controlado?

Historicamente, realizar o gerenciamento de pátios é considerado um constante desafio, normalmente tratam-se de grandes instalações com fluxos operacionais intensos entre entradas e saídas de caminhões. Investir nas ferramentas certas pode transformar o pátio em um elo valioso para sua empresa. Em momentos de investimento, é necessário entender onde aplicar os recursos e principalmente, monitorar os retornos.

O que é YMS?

YMS (Yard Management System) é um sistema logístico específico para gerenciamento de pátios, sejam eles de indústrias, portos, terminais, estacionamentos, entre outros.

A começar pela comunicação com o fornecedor, cada etapa citada abaixo é uma série de funcionalidades que o sistema apresenta com base nos dados precisos e em tempo real sobre as métricas fundamentais. Além disso, oferece recursos de agendamentos e automação de máquinas agilizando a cadeia operacional como um todo.

Existem vários modelos deste software no mercado, no entanto é extremamente importante no momento de prospecção encontrar aquele que é adequado ao modelo de trabalho da companhia. A maioria deles possuem os seguintes módulos:

  • Agendamento de carga e descarga junto aos fornecedores ou transportadoras;
  • Controles de entrada e saída do pátio;
  • Estimativa de horário de chegada de veículos;
  • Lista de veículos na fila e no pátio aguardando disponibilidade de docas;
  • Tempo decorrido nos processos de carga ou descarga, documentação e liberação;
  • Localização em tempo real dos veículos.

O YMS vem para agregar a outros softwares ligados a gestão logística da companhia como o WMS (Warehouse Management System) e o TMS (Transportation Management System) que juntos formam uma cadeia da supply chain totalmente operacional.

Quais os benefícios?

A empresa que busca aumentar a produtividade e a eficiência pode leva-lo como forte aliado. Outros benefícios podem ser citados, como:

  • Redução de erros relacionados a intervenção humana;
  • Planejamento e visibilidade de todo o fluxo de operação do pátio ou CD;
  • Agendamentos auxiliando na diminuição de filas e na organização de entradas e saídas;
  • Centralização de informações: gerenciamento de todo o processo de movimentação de embarque e desembarque;
  • Redução de custos: o software garante uma melhor organização e uso dos recursos refletindo na redução de custos;
  • Análise de desempenho: leitura de relatórios de produtividade gerados pelo sistema;

Atrasos, retrabalhos e baixa produtividade podem não ser mais um problema enfrentado pela sua empresa. Além dos benefícios já citados, podemos destacar a melhora no nível de serviço que sua empresa oferece aos fornecedores e principalmente aos seus clientes. A Logística vai muito além de distribuição de mercadorias. A resposta para os problemas dos seus processos e da máxima otimização deles pode estar aqui.

Conheça mais sobre a Logisc e acompanhe nosso BLOG!

7 técnicas de logística que podem melhorar a margem de lucro da sua empresa

Quando terceirizar minha frota de distribuição?

Engª Laís Cristine Radatz

Gestora de contas corporativas

Assine nossa

Newsletter

error: Conteúdo Protegido