Uber Promete Reduzir Custos, Encurtar Distâncias e Otimizar Frotas

O que muda com a entrada do Uber no setor de transporte de cargas?

O mercado brasileiro de cargas rodoviárias vem crescendo e inovando a cada ano. Todo esse aumento reflete um crescimento significativo da tecnologia neste setor, que vem ajudando de forma positiva empresas e clientes que dependem das transportadoras diariamente. Tanto desenvolvimento tecnológico atraiu empresas a tornarem transportadoras serem impulsionadas por tecnologia, já que, este mesmo segmento vem gerando lucro e é responsável por mais de 65% do volume de mercadorias movimentadas, o que representa um bom aumento do PIB no país.

Umas das principais inovações tecnológicas no transporte de cargas é o surgimento do aplicativo de celular semelhante ao Uber que promete reduzir custos, encurtar distâncias e otimizar frotas. O Uber para quem não conhece é um aplicativo americano que oferece serviço de carona remunerada. Para poder oferecer os serviços, o motorista precisa se cadastrar seguindo uma lista de exigências de segurança para que assim seja “contratado”. A CargoX, empresa responsável por este aplicativo, utiliza das mesmas diretrizes de seleção e cadastro do Uber. Esta plataforma escolhe sua equipe de caminhoneiros conectada em tempo real através de uma rigorosa triagem do cadastro de profissionais autônomos. A promessa final do startup é uma economia inicial de até 30% no valor do frete e redução considerável da ociosidade das frotas.

Essa nova tecnologia também promete conexão em tempo real com diferencial de treinar os caminhoneiros, bem como, será responsável por todas as entregas, arcando com problemas em casos de furtos das mercadorias. As idéias apresentadas são bem aplicadas, mas é necessário cautela na hora de decidir se incluir. Analisar os prós e contras permite evitar possíveis dores de cabeça no futuro.

Apesar de oferecer atrativos como: agilidade, flexibilidade e qualidade de serviço, o Uber dos caminhoneiros também pode enfrentar problemas de legalização, assim como o original. Embora haja todo esse processo, o serviço já contabiliza mais de 100 mil cadastros e prevê mais aumento até o fim do ano. A expectativa é de que o mercado brasileiro de cargas rodoviárias passe pela mesma transformação do transporte individual de passageiros.

Fonte: http://blog.hivecloud.com.br/2016/04/uber-transporte-cargas.html

Assine nossa

Newsletter

error: Conteúdo Protegido

Descubra uma parceria poderosa para impulsionar suas ideias e transformar seus projetos de melhorias com a Logisc em realidade.

Conte com o apoio financeiro da Finep!