Taxas de frete rodoviário? Quais as indispensáveis para a correta formação de preço?

O custo de frete trata-se do valor acordado entre embarcador e a empresa de transporte para cobrir gastos de movimentação de cargas, incluindo impostos, taxas, margem de lucro do transportador, entre outros. Cada transportador adquire sua metodologia de cálculos, porém alguns componentes para criar a tabela de frete são indispensáveis, vejamos alguns:

Frete peso – Tarifa considerando peso bruto das mercadorias;
Frete Valor – Calculado com base em peso bruto e cubagem (volume do material), neste caso, considerasse sempre o maior resultado entre os dois para o cálculo;
Impostos – (ICMS) imposto sobre circulação de mercadorias – também sofre incidência sobre o custo do frete, a alíquota varia entre os estados;
Prazos – As Tabelas de valor podem oferecer serviços mais rápidos e serviços com prazos mais estendidos, o que diferencia os valores cobrados.

Taxas

Ad Valorem – Geralmente ligado a transit. time, características da carga ou valor da mercadoria, trata-se de valor cobrado sobre a mercadoria com intuito de custear o seguro da carga durante o tempo que a transportadora estiver em posse da mercadoria;
Gris – Gerenciamento de risco – Taxa sobre porcentagem do valor de nota para cargas com alto valor agregado e visada, onde há o risco de roubo, como: eletrônicos, eletrodomésticos, medicamentos, joias, entre outros. Quanto maior o valor da mercadoria, maior será a taxa GRIS;
Taxa de dificuldade na entrega– Tarifa cobrada por dificuldade na conclusão da entrega do material, alguns pontos a serem observados para esta cobrança são: áreas de difícil acesso, regiões fora da rota comum da empresa, entregas fora do horário comercial, necessidade de mais profissionais para carga ou descarga, etc;
Reentrega– Nova taxa cobrada além do frete comum, para nova tentativa de entrega, após falhas de tentativas anteriores;
TAS – Taxa da administração da Sefaz destina-se a ressarcir os custos administrativos dos transportadores criados pelos entraves fiscais, exigências burocráticas e apreensões de mercadorias pela Secretaria da Fazenda.
Taxa mínima – Cobrança feita pelo transportador com intuito de minimizar os custos com transportes de cargas menores que os ideias, criando um “piso” de valor.
Pedágio – Tarifa para manutenção de vias de transporte.

Custos Adicionais


Taxa de escolta armada –Tarifa paga para profissionais armados acompanharem e garantirem a maior proteção da carga em transito.
Taxa Emex – Taxa de medida emergencial para diminuir prejuízos com entregas em locais de alta violência e criminalidade.
Agendamento de entrega – Tarifa acordada entre as partes para que a entrega de determinada carga seja realizada de forma programada, dentro de horário pré-estipulado.
Entrega com veículo dedicado – Valor afim de custear veículo para fazer apenas a entrega pré-determinada de forma única e dedicada.
Devolução de mercadoria – Valor de reenvio para a origem, de mercadoria com falhas ou onde não houve sucesso na entrega.
Taxa de permanência da carga- taxa para armazenagem da mercadoria no galpão da transportadora até reentrega ou devolução.

Estas são algumas das mais importantes taxas que formam a composição do frete, porém cada empresa adequasse a sua região, suas demandas e objetivos para formar o mais competitivo dos valores. A ferramenta TMS serve como peça chave para o cálculo correto das taxas e impostos, formação de cobrança adequada, roteirização das frotas, entre outras funcionalidades.

Saiba mais em nosso artigo sobre TMS – Qual a importância da ferramenta na gestão da sua empresa.

Tec. Log. Letícia Bach

Coordenadora de Contas Corporativas

Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem através do nosso chat.

Conheça mais sobre a Logisc e acompanhe nosso BLOG!

O que é WMS? Entenda como o sistema funciona e quando você deve investir

Assine nossa

Newsletter

error: Conteúdo Protegido

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Descubra uma parceria poderosa para impulsionar suas ideias e transformar seus projetos de melhorias com a Logisc em realidade.

Conte com o apoio financeiro da Finep!