A Logisc garante a otimização da supply chain e a acuracidade do seu estoque com métodos estatísticos de controle
A LOGISC desenvolve projetos com foco na SCM, segmentando-os em três principais fluxos: o fluxo de produto, o fluxo de informação e o fluxo de finanças, seja para a cadeia produtiva ou para itens de revenda.
Nos nossos projetos, destacamos os cinco componentes básicos para a SCM:
Retorno ou logística reversa
Esta pode ser uma parte problemática da cadeia de suprimentos para muitas empresas. Os planejadores da cadeia precisam criar uma rede responsiva e flexível, cujo objetivo é receber produtos defeituosos ou em excesso dos clientes e oferecer suporte aos que enfrentam problemas com itens entregues.
Plano de ação
Esta é a parte estratégica da SCM. As empresas precisam de uma estratégia para gerenciar todos os recursos que atenderão à demanda do cliente. Parte essencial do planejamento de SCM é o desenvolvimento de um conjunto de métricas para monitorar a cadeia de suprimentos, a fim de que ela seja eficiente, tenha baixo custo e ofereça alta qualidade e valor aos envolvidos na cadeia.
Fornecedores (sourcing)
As empresas devem escolher fornecedores de bens e serviços necessários para criar seu produto. Deve-se desenvolver processos para definir preços, entrega e pagamento, além de criar métricas para melhorar os relacionamentos. Isso inclui o recebimento e a verificação de remessas, transferindo-as para instalações de produção e autorizando pagamentos aos fornecedores.
Execução de pedidos/demandas
Esta etapa envolve o agendamento das atividades necessárias para a produção, teste, embalagem e preparação para a entrega. É a parte mais intensiva em métricas da cadeia de suprimentos, onde se pode medir níveis de qualidade, produção e produtividade dos trabalhadores.
Logística integrada
Esta é a etapa onde se estabelece o elo entre a SCM e a logística. As empresas coordenam o recebimento de pedidos, desenvolvem uma rede de armazéns, escolhem transportadores e modais, definem preços logísticos e prezam pela qualidade e pelo “lead time” para garantir que a operação seja eficiente e que os produtos cheguem do ponto A ao ponto B. Além disso, estabelecem um sistema de faturamento para receber pagamentos.
Com a modernização da Supply Chain e a evolução do mercado, a gestão da cadeia de suprimentos também precisou se reinventar. Dessa forma surgiu a logística 4.0. Os processos agora são atendidos em minutos ou horas e não mais em dias.
Para isso, a Logisc está preparada para oferecer a melhor solução voltada as necessidades específicas de cada um de nossos clientes, entregando métodos quantitativos e qualitativos garantindo a melhor gestão em toda cadeia de suprimentos.