Navios de carga movidos a energia eólica – um futuro ecológico

Navios de carga que se movem com o vento, parece com algo que já vimos em 1500, não é? Mas é claro, um ponto é definitivo para diferenciá-los: a evolução da tecnologia. Utilizada para otimizar, economizar e pensando na sustentabilidade. 

É o caso do Pyxis Ocean, o primeiro navio de carga movido a energia eólica que já está navegando pelos mares. 

A ideia e os princípios são realmente os mesmos, utilizar mecanismos que captem o vento e façam uma estrutura inteira deslizar pelas ondas do mar. Mas por qual motivo os navios ecológicos se tornaram um bom investimento? É o que iremos analisar no texto a seguir. 

Navios e o transporte de carga

A relação entre navios e o transporte de cargas é histórica. Afinal, são meios utilizados desde as primeiras civilizações e, ao contrário das vias terrestres, geralmente, as rotas marítimas oferecem trajetos mais curtos.

Mesmo as vias aéreas sendo ainda mais curtas do que as marítimas e pela evolução dos modais ao longo dos anos, o velho transporte por embarcações ainda se destaca por sua capacidade de mover grandes volumes de mercadorias ao longo de distâncias significativas, a um custo relativamente baixo quando comparado a outras alternativas.

A busca por alternativas sustentáveis no setor de transportes nunca foi tão urgente. Devido às preocupações ambientais que surgem dia após dia e a necessidade de reduzir emissões de gases de efeito estufa, as energias renováveis estão se tornando protagonistas para a transformação desse setor.

Energia eólica nos mares

Afinal, quais as grandes diferenças de um navio com velas? A energia eólica aproveita a força dos ventos para gerar eletricidade. Este é o principal fator que diferencia as embarcações. 

Quando a energia eólica é aplicada em navios de carga, isso significa a instalação de enormes aerogeradores, em vez de velas, que transformam a energia cinética do vento em energia elétrica. Essa eletricidade pode ser usada para alimentar os sistemas de propulsão dos navios, iluminação e equipamentos a bordo.

No Pyxis Ocean, essas instalações foram chamadas de “asas de vento”, e vem com a promessa de revolucionar o transporte marítimo, visando reduzir o consumo de combustível e a pegada de carbono dos navios, já que a indústria marítima é responsável por cerca de 2,1% de emissões globais de CO₂.

Para abastecer navios de carga por meio da energia eólica, é preciso equipá-los com quatro asas, que podem poupar até seis toneladas de combustível e 20 toneladas de CO₂ por dia, e não depende unicamente do seu motor para chegar ao destino. Uma bela resposta para um futuro mais ecológico.

Conclusão

O diretor da empresa britânica BAR Technologies (John Cooper) prevê que, em 2025, metade dos navios de carga recém-construídos serão encomendados com propulsão eólica, mesmo que ainda tenha muito a ser aprimorado para garantir uma energia consistente.

À medida que a tecnologia continua avançando e os esforços para combater as mudanças climáticas se intensificam, as energias renováveis ganham foco e se tornam a resposta para um futuro mais limpo e sustentável para o setor de transportes. 

A Logisc está comprometida em acompanhar toda essa evolução para explorar e promover soluções sustentáveis para a logística. A energia eólica em navios de carga é apenas uma das muitas inovações que estão moldando o futuro das empresas.
Acompanhe os serviços da Logisc e venha navegar rumo a um futuro mais sustentável e eficiente na logística. Acesse nosso site e descubra o trabalho consciente que une a sustentabilidade aos bons resultados! Aproveite e nos siga também no LinkedIn e Instagram para não perder nenhuma novidade.

Assine nossa

Newsletter

error: Conteúdo Protegido

Descubra uma parceria poderosa para impulsionar suas ideias e transformar seus projetos de melhorias com a Logisc em realidade.

Conte com o apoio financeiro da Finep!