Hoje, a Logística Lean é usada em muitos setores. Ela é baseada no conceito original de Lean aplicado na manufatura, que teve início na indústria manufatureira japonesa.
Embora haja momentos em que a Logística Lean e o Lean na indústria sejam usados de forma intercambiável, esse nem sempre é o caso.
As operações logísticas são uma implementação ou organização detalhada de natureza complexa. Portanto, em vez de ser uma estratégia enxuta genérica, que pode ser quase tudo o que é feito para eliminar o desperdício, a Logística Lean se refere a tarefas mais complexas.
Pode ser um processo armazenamento, remessa ou qualquer outra coisa. Os conceitos por trás da Logística Lean são usados de várias maneiras, em diversos setores. Quando feitos corretamente, eles ajudam a eliminar o desperdício, melhorar a segurança e aumentar os resultados da empresa que segue os princípios enxutos.
O que é Logística Lean?
No cenário econômico atual, toda empresa está fazendo cortes e buscando obter uma sólida vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Reduzir o tempo, os custos e o estoque é o que parece surgir como necessidade para as empresas conseguirem o máximo sucesso.
A logística aparece como um componente essencial em qualquer configuração de negócios, manufatura ou produção. É a parte da cadeia de suprimentos em que todo o planejamento, implementação, monitoramento e controle ocorrem para aperfeiçoar o ritmo do fluxo de produtos e mercadorias – seja o fluxo direto ou reverso desses bens, produtos e serviços, desde o ponto de origem dessas entidades até o de consumo, ou seja, os clientes.
A Logística Lean pode ser descrita como uma maneira eficiente de reconhecer e eliminar atividades que são desperdiçadas na cadeia de suprimentos, de modo a aumentar o fluxo do produto e a velocidade com que ele é transportado.
Cada passo dado na Logística Lean visa fazer a separação qualitativa das tarefas entre aquelas que geram valor e que não geram na cadeia de suprimentos, com o objetivo de eliminar todas do segundo grupo. Reduzir o desperdício com atividades que não agregam ao processo é a base do pensamento Lean.
Qual a base do pensamento Lean?
Os conceitos da Logística Lean estão profundamente enraizados na fabricação enxuta do Sistema Toyota de Produção, em que surgiu pela primeira vez.
Na sua forma mais pura, o Lean trata da eliminação de desperdícios e do aumento da velocidade e do fluxo. Embora isso possa parecer uma simplificação excessiva, o objetivo final do Lean é eliminar o desperdício de todos os processos.
No topo da lista de resíduos conhecidos, de acordo com a teoria Lean, está a eliminação do estoque – mais exatamente, qualquer inventário que não seja imediatamente necessário deve ser eliminado.
O impacto do Lean na logística é significativo, pois o objetivo é eliminar o desperdício (inventário), o que, por sua vez, reduzirá os tempos do processo e do ciclo e, finalmente, aumentará a velocidade e o fluxo da cadeia de suprimentos.
O Lean também possui um elemento cultural vital, e que é crucial para a logística: o conceito de “custo total”. O profissional Lean não se concentra em fatores de custo individuais, como transporte ou armazenamento, mas sim no “custo total de propriedade”.
Com os custos de transporte de estoque representando de 15 a 40% dos custos totais de logística para muitas empresas, a tomada de decisões com essa base tem fortes implicações para a logística.
Infelizmente, porém, muitas organizações nunca adotam totalmente os conceitos de custo total, pois decisões ruins são tomadas continuamente com base em fatores de custo tradicionalmente visíveis, como transporte, armazenamento e práticas inadequadas de fornecimento.
Como aplicar a Logística Lean?
Ao fazer alterações para ajudar a reduzir o desperdício ou aumentar a eficiência, é importante seguir os processos padrões. Eles envolvem identificar o status atual, fazer as melhorias desejadas, medir e analisar os resultados e verificar se foram eficazes.
A implementação da Logística Lean é uma das melhores maneiras de reduzir o desperdício e o custo geral das operações. Há muitos pontos em que podem existir resíduos, como:
Inventário – as empresas devem procurar manter o inventário no mínimo o tempo todo. Ter apenas o suficiente para atender às demandas dos clientes reduzirá o excesso de despesas relacionadas ao armazenamento dos itens, bem como o risco de danificá-los;
Armazenagem – os produtos de armazenagem são sempre um desperdício, mesmo que algumas vezes sejam inevitáveis. Normalmente, um armazém significa uma parada extra na cadeia de suprimentos enxuta, o que introduz custos e riscos aumentados no processo de vendas;
Caminhões – sempre que um produto é carregado em um caminhão, ele cria movimento, que é uma forma de desperdício. Minimizar o número de caminhões ajuda a reduzir esse excesso de movimento e a agilizar o processo de transporte;
Transporte – o tempo em que os produtos estão na estrada é outra forma de desperdício, e que deve ser minimizada. A combinação de vários produtos em remessas únicas, com otimização de rotas, também pode ajudar a reduzir esse tempo.
Pessoas – há muitas delas envolvidas no processo de embalagem, carregamento e envio. Ao usar a Logística Lean, as pessoas podem ser realocadas para tarefas mais produtivas, e que não produzem desperdício.
Para que os benefícios da Logística Lean sejam totalmente explorados, o gerenciamento de transporte da organização precisa ser integrado à implementação enxuta.
Fonte: https://maximatech.com.br/logistica-lean/