O Corredor Centro-Norte é formado pelos dois terminais de Tocantins, além do Terminal Portuário de São Luís (MA), da Ferrovia Norte Sul. Ele abrange os Estados do Tocantins e do Maranhão. Sua estrutura logística atende as regiões produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Mato Grosso, Goiás e Pará.
A inauguração dos terminais em Tocantins ocorreu na manhã de terça-feira, 29 de março. Presente no evento, o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, destacou a importância de mais uma alternativa de escoamento da produção mato-grossense, uma vez que com a instalação do Terminal de Porto Nacional há uma redução no percurso para o embarque da soja, que até o ano passado era realizado pelo Porto Franco, no Maranhão.
Fávaro destacou ainda o objetivo de unir forças para a liberação de licenças ambientais para a pavimentação do trecho de 200 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira (MT), na BR-148, até Luis Alves (GO). Tal obra é de responsabilidade do governo federal.
Terminal em Alvorada
A VLI possui uma proposta de construir um terminal em Alvorado (TO). A proposta foi reforçada pelo presidente da empresa, Marcelo Spinelli, durante a solenidade, bem como pelo secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Duarte, e pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Endrigo Dalcin.
A construção do terminal em Alvorada e dos 200 quilômetros entre Ribeirão Cascalheira e Luis Alves (GO) viabilizará o escoamento dos grãos da região do Araguaia pela Ferrovia Norte-Sul.
“Precisamos unir forças para juntos trabalharmos a licença ambiental dessa rodovia. Isso possibilitará a ligação de oeste a leste e por meio da Ferrovia Norte Sul exportando pelo Porto de Itaqui, em São Luís”, destacou Fávaro.
Fonte: Agro olhar/Viviane Petroli