SOLUÇÕES PARA ARMAZENAGEM DE GRÃOS

Nos últimos anos o Brasil bateu recordes na produção de grãos, porém a capacidade de armazenamento não acompanhou este ritmo de crescimento. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o resultado é um déficit de armazenagem de 122 milhões de toneladas sendo considerado apenas a relação entre o tamanho da produção do agricultor e a capacidade estática dos armazéns.

Faltam investimento no setor e este é um fato, porém existem algumas soluções que podem resolver este problema. Uma das soluções é a construção de novos armazéns e silos, porém demanda tempo, alto investimento e licenças ambientais, e como se sabe, a questão de tempo é de suma importância e é neste ponto que entra a consultoria logística.

A consultoria logística é o parceiro recomendado na busca pela solução para as empresas que desejam em curto prazo agilizar o fluxo de processamento dos grãos nos armazéns, potencializar a armazenagem e verticalizar os grãos já ensacados. Com a presença da consultoria no processo interno da empresa é possível otimizar resultados e obter um processo limpo, organizado e ágil.

Soluções como a armazenagem de grãos em silos-bag nas fazendas produtoras provisoriamente está sendo utilizada no momento, entretanto é permitido uso único por até um ano e meio e é preciso mantê-los em áreas protegidas para não serem alvos de animais ou até de vandalismo.

No estado do Paraná, para pequenos e médios produtores a solução mais utilizada no momento são os condomínios de armazéns rurais. Esta é uma solução onde os produtores se unem para obter financiamento e construir os silos, dentro disso cada produtor tem uma cota de armazenagem que é mensurada de acordo com sua produção.
Tem a redução de custos de produção como vantagem competitiva logística nos picos de safra, aumento do lucro, eliminação de intermediários na comercialização estratégica e melhora no acesso a condições de financiamento.

Dentro do cenário atual existem diversas soluções provisórias, mas a questão é até quando esta solução provisória será mantida? Para este setor, sabendo da dificuldade encontrada na armazenagem de grãos, uma excelente alternativa é buscar por uma solução que tenha um resultado rápido, eficaz e assertivo, a AUTOMAÇÃO logística poderá ser um desses novos cenários.

Engª. Gabriela Luiza Tafner
Consultora de Projetos

Assine nossa

Newsletter

error: Conteúdo Protegido