Melhore sua Operação Logística Utilizando um Sistema de Gestão de Inspeções para Transportadoras

As operações de uma empresa podem até ser lucrativas, mas nem sempre estão no ápice em termos de capacidade de trazer resultado e agregar valor. Para a maioria das operações produtivas, em que rotinas devem ser seguidas, isso pode ser sensivelmente melhorado com a adequação dos procedimentos produtivos ou com o uso continuado de checklists.

Uma checklist pode ajudar uma empresa a deixar os processos mais facilmente controlados, o que é muito bom em longo prazo. Neste post, vamos te mostrar como um checklist para transportadoras pode facilitar processos e trazer rapidez aos processos.

Vantagens de uma checklist para transportadoras

Dadas às especificidades do transporte rodoviário, a checklist se apresenta como uma boa alternativa para o aumento dos níveis de qualidade nesse tipo de serviço e, consequentemente, na satisfação dos clientes atendidos.

Sua checklist pode identificar, por exemplo, quando há um feedback negativo por parte do cliente atendido, o que está registrado nele e o que foi realizado enquanto o processo de transporte estava acontecendo. A identificação fica mais ágil e uma visão geral do serviço que foi executado pode ser facilmente obtida.

Possibilita a visão real dos estoques

Uma empresa de transportes deve ter um controle muito bem feito dos componentes de seu estoque. Materiais usados de suporte, que não são para comércio, tais como produtos para embalagem de itens a serem transportados, artigos para manutenção dos veículos de transporte, etc.

A utilização de uma checklist na conferência desses produtos fará com que os níveis de estoques de tais materiais nunca fique abaixo do mínimo esperado, garantindo a fluidez do fornecimento e que os serviços de transporte tenham sempre todos os itens de suporte necessários para serem realizados.

Ajuda na prevenção de acidentes

Um dos atributos mais benéficos do uso de uma checklist para transportadoras é a redução de acidentes. Antes de cada saída, os veículos passam por inspeções monitoradas pelas checklists.

Isso garantirá que itens primários de segurança possam ser revistos e que sua integridade seja atestada, fazendo com que os motoristas se sintam mais seguros no desempenho de trabalho. Essas verificações também reduzem custos com manutenções corretivas, pois peças desgastadas poderão ser identificadas e trocadas antes da saída. Com isso, evita-se perdas com tempo ocioso em estrada, atrasos e os custos ficam sempre dentro do esperado.

Possibilita a redução de perdas por roubos

A checklist também serve para fazer com que as transportadoras não sofram perdas com seus produtos. Com os estoques mais controlados e com os itens de segurança dos veículos controlados via checklist, a empresa poderá saber exatamente o caminho que é feito pelos produtos que compõem o estoque.

Isso também auxilia na manutenção dos custos, pois as perdas serão reduzidas praticamente a zero, pois a própria checklist auxiliará no processo de manutenção dos níveis de estoque durante os procedimentos de rotina.

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Autor: Victor, redator da Checklist Fácil, empresa especialista em checklists digitais e planos de ação que utilizam a metodologia 5W2H.

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