Como Funciona um Sistema de Sorting?

O sistema de sorter é um método de separação automática de pedidos, que se encarrega de distribuir cada caixa, pacote ou embalagem, em diferentes estações, portas ou docas para o transporte de encomendas.

Muito utilizado pelas empresas, principalmente de logística e centros de distribuição, ele tem como objetivo marcar os produtos de acordo com o seu destino, a fim de facilitar o trabalho de coleta pelos transportadores. Assim, a entrega é realizada com mais agilidade e precisão.

Principais benefícios do sistema de sorter

• Redução de ciclo e custos de mão de obra: Além de reduzir o tempo de ciclo de pedido, esse sistema diminui os custos de mão de obra e de transporte, pois um trabalho que demoraria demasiado tempo para ser realizado de forma manual é realizado em poucos minutos utilizando um sistema de sorter.

• Maior eficiência e redução de erros: Pesquisas demonstram que o sistema de sorter, em média, aufere ao processo o dobro de eficiência, reduzindo os erros dos processos de forma significativa, os quais afetam os prazos de entrega e a satisfação dos clientes.

• Maior controle de operação: Com esse sistema, sua empresa poderá acompanhar diversos dados, referente ao manuseio de materiais, também conhecido como handling, avaliando se a operação está atendendo as demandas e em quais pontos podem ser aperfeiçoadas.

Tipos de sorter

Atualmente, existem diversos tipos de sorter com mecanismos, e soluções específicas para movimentar os pedidos entre os canais, entre eles estão: cross belt sorter, paddle sorter, pop-up sorter, cross-track sorter, tilt tray sorter, shoe sorter, flat sorter, vertical sorter, pusher sorter, dentre outros.

Estes sistemas podem classificar e transportar de 30 pedidos por minuto até 450 pedidos por minuto, dependendo de como é planejado e sua estrutura.

Qual o sorter ideal para a minha empresa?

O sistema de sorter atende a diversos portes de empresas e, apenas após cuidadosa avaliação de profissionais especializados, será possível planejar e dimensionar o sistema de sorter ideal para a sua empresa.

Para determinar como será desenhado o projeto é importante avaliar a produção do negócio, sua demanda, sua expectativa de crescimento, seu espaço físico disponível, entre diversos outros aspectos.

Que tipos de produtos um sistema sorter suporta?

Este tipo de projeto é personalizado para a sua empresa, portanto será planejado de acordo com o seu produto, se adaptando às suas necessidades em termos de tamanho, peso e quantidade. Todas as empresas que possuam manuseio de materiais embalados podem se beneficiar de um sistema sorter.

Quanto tempo dura um sistema sorter?

Com a utilização correta e manutenção constante, um sistema de sorting é um investimento de longa vida útil em sua empresa.

Mas como toda tecnologia, novos métodos e sistemas de sorting vão surgindo no mercado, e é importante que o maquinário do seu negócio esteja atualizado.

Fonte: https://www.convoy.ind.br/blog/como-funciona-um-sistema-de-sorter

Assine nossa

Newsletter

error: Conteúdo Protegido