Como Aproveitar o Momento para Otimizar a Logística de sua Empresa?

Muitas empresas ainda não se recuperaram da crise e falta de crescimento do país, e algumas ainda aumentaram suas perdas devido à recente greve dos caminhoneiros, que paralisou muitas atividades e devido sua indefinição sobre a tabela de frete mínimo, em discussão, poderá ainda afetar muitas empresas, em especial as empresas agrícolas, acostumadas a fretes mais baixos que os atualmente tabelados.

O momento pode ser crítico para muitas organizações, é preciso pensar em alternativas.

Uma das alternativas é que as empresas criem estoques ao longo da cadeia de distribuição (CD ou CDA), para que fiquem mais próximas a seu cliente final. Se antes podiam contar com um transporte eficiente e rápido, a crise no setor, já não garante que o produto será entregue em longas distâncias. Há muitas empresas de armazenagem de pequeno e médio portes, especializadas em guarda do material, além de serviços como separação, montagem de kits e embalagens especiais para cada caso. Estar próximo do cliente final pode ser um diferencial no aumento de vendas, em especial para as empresas que trabalham com vendedores ou representantes locais. O aumento de custo logísticos (armazenagem, transporte e no caso de manutenção de estoque) pode ser compensado com aumento das vendas e frete menor na ponta (no consumo). Há ainda também a opção de filial fiscal em um armazém geral, aonde os ganhos tributários podem ser interessantes na estratégia comercial/operacional.

Outra alternativa é a terceirização de atividades meio, ou seja, que não são a prioridade da empresa. O exemplo que sempre lembramos é de empresas de fornecimento de alimentação. Se nos anos 80 e 90 as empresas contratam tudo internamente (cozinheiras, comida, pratos, infraestrutura, etc) hoje contratam um fornecedor especializado, de acordo com seu orçamento e necessidade. Isto também ocorre na logística, serviços como Recebimento, Separação, abastecimento de linha (“linefeed”) de produção, Expedição, Inventários, entre outros, são cada vez mais terceirizados.

Por fim, lembramos que muitas vezes a empresa não tem tempo ou profissionais qualificados e com experiência em mudança de processos, e neste caso pode ser interessante contratar uma consultoria. Uma consultoria em logística, pode trazer mudanças interessantes, nos aspectos quantitativos (por exemplo: redução de custos logísticos) ou mesmo qualitativos (melhorias nos processos, redução de tempos na operação, etc).

Não deixe a crise se instalar em sua empresa, para revisão de processos logísticos, consulte a BPLog. Ela irá sugerir as mudanças necessárias, para que a sua Logística seja um diferencial competitivo para você e sua equipe. E sua empresa cresça. Bons negócios!

Autor: Marcus Vinicius Calvo Pardo | Diretor Comercial

Fonte: http://www.bplog.com.br/blog/como-aproveitar-o-momento-para-otimizar-a-logistica-de-sua-empresa/

Assine nossa

Newsletter

error: Conteúdo Protegido

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Descubra uma parceria poderosa para impulsionar suas ideias e transformar seus projetos de melhorias com a Logisc em realidade.

Conte com o apoio financeiro da Finep!