Última milha é o ponto final da jornada de um produto, onde a entrega é realizada diretamente ao consumidor. Essa etapa, apesar de pequena em termos de distância, é incrivelmente complexa e crítica, por isso, precisa ser bem gerenciada para o envio acontecer de forma rápida e eficiente.
É a última parte da cadeia de Supply Chain. Envolve uma série de desafios únicos e tem impulsionado inovações significativas para atender às crescentes demandas dos consumidores modernos. E é isso que veremos a seguir.
Última milha e sua importância para a logística
Como brevemente explicado, a última milha é a parte crucial da logística, na qual influencia toda a imagem que o cliente terá sobre sua empresa. Por quê? Depois de comprar, não é possível acompanhar todas as etapas de produção da mercadoria.
O cliente não tem ideia se sua empresa tem contato rápido com os fornecedores para a entrega do produto, nem como seu armazém é minuciosamente organizado para que aquele item chegue até a sua casa.
Para o cliente, resta apenas a opção de monitorar a entrega. É aí que muitas empresas erram! Pois esse é o momento em que tudo precisa correr mais do que perfeitamente. Uma falha com o consumidor pode trazer como consequência uma péssima imagem para sua empresa, e a tendência é que ele não volte a comprar nenhuma mercadoria com você.
Pontos cruciais na última milha
Como a impressão da sua empresa será criada a partir da entrega, principalmente no primeiro contato, atente-se a estes pontos e trabalhe em estratégias para melhorar cada vez mais a experiência final dos seus clientes:
- Produtos errados ou danificados – a situação mais frustrante para qualquer consumidor, receber um produto errado ou com defeito de fábrica. Ainda mais porque não há troca on-line que seja fácil e prática, além disso, é preciso aguentar pela espera novamente, sem a mesma empolgação da primeira entrega. Mais um ponto importante: sua empresa também terá gastos adicionais com o frete e toda a logística reversa.
- Sistema de rastreio com problemas – acompanhar sua mercadoria para saber se ela vai chegar dentro do prazo é o que deixa seus clientes aliviados durante a espera. Cheque sempre se seu sistema de rastreio funciona perfeitamente para garantir autonomia e confiabilidade para sua empresa.
- Falta de comunicação clara – lembre-se, sua comunicação com seus clientes precisa ser clara e objetiva! Muitos erros podem ser evitados com um simples aviso. No caso de ninguém receber a mercadoria, por exemplo, explique que ela estará de volta ao centro de distribuição.
Utilize a tecnologia a seu favor
É impossível ter qualquer negócio atualmente e não fazer bom uso das tecnologias existentes, principalmente para no ramo que organiza todo o funcionamento da sua empresa.
Para garantir que sua última milha e entrega sejam perfeitas, é preciso que seu processo de distribuição esteja funcionando perfeitamente, com organização (produto, motorista responsável, veículo) e rapidez. Inclusos nesses processos estão: a gestão de frota, roteirização, rastreamento veicular e monitoramento de veículos como algumas, dentre tantas outras soluções.
Conclusão
Apesar do nome, a última milha será a primeira coisa que seus clientes irão lembrar quando pensarem nos serviços prestados pela sua empresa. Todo o processo eficiente que ocorre internamente passará despercebido pelo pequeno detalhe da entrega.
Qual a dica da Logisc para esse caso? Invista em ambas as partes para o sucesso da sua empresa e, assim, garantir uma ótima experiência para seus clientes. Organização e otimização de processos são a chave, e para isso, é necessário estudar os cenários.
Somos especializados em analisar os cenários internos e externos do trabalho de qualquer empresa, oferecendo serviços que irão auxiliar o funcionamento e evolução do seu negócio.
Não deixe que pequenas falhas ao final do processo impactem negativamente a imagem da sua empresa.
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