5 TENDÊNCIAS LOGÍSTICAS PARA 2022

Diversas inovações e mudanças foram necessárias para que as empresas continuassem ativas em 2021 por conta da pandemia e nota-se que estas mudanças refletiram diretamente no setor logístico, que hoje é um dos setores cada vez mais pautados para otimização de processos e melhorias de resultado.

Para o ano de 2022 espera-se que as principais tendências logísticas tenham grande impacto nas operações de diversas companhias. Estas apresentarão um grande diferencial dentro das empresas, principalmente as que têm como objetivo se tornarem mais competitivas e ser referência no mercado.

Devido a este fato serão apresentadas neste artigo as 5 principais tendências em logística para o ano de 2022.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial ou IA, ainda é pouco utilizada nacionalmente, porém a companhia que adquirir esta tendência terá grandes vantagens como otimizar e potencializar a gestão de estoque, operações de fretes e fluxos de demandas.

Data Fabric

Esta é uma das principais tendências logísticas por tratar da segurança do armazenamento de dados e por proporcionar a visibilidade dinâmica de informações, acesso facilitado e maior controle dos dados. Data Fabric é um conjunto de serviços de dados capaz de padronizar as práticas de gerenciamento de dados em nuvem.

Sustentabilidade

Para 2022 espera-se que a sustentabilidade no setor logístico seja um tema cada vez mais debatido dentro de diversas companhias, porém não se fala apenas na redução das emissões de carbono e a diminuição dos resíduos de produção. Este termo também irá abordar a utilização de ferramentas para a gestão de entregas e coletas sempre pensando na otimização das rotas e a utilização de veículos menores e veículos elétricos para as entregas de last mile, desta forma torna-se o processo mais ágil e ainda economiza combustível. Por fim, a ideia é que a empresa construa uma política sustentável contribuindo para o meio ambiente e a redução dos custos.

Aplicações Nativas em Nuvens

A aplicação nativa em nuvens nada mais é do que a computação na nuvem onde a empresa consegue ter uma alta redução de custos na manutenção de hardware, redução de custos operacionais e ainda ganhar mais segurança por meio da criptografia de dados.

Automatização de Processos Logísticos

Se a sua empresa estava adiando a automatização de processos logísticos este será o ano para colocar este projeto em prática! A automatização auxilia na diminuição de custos, aumento de produtividade e ainda permite a empresa controlar os processos de forma ágil e segura, proporcionando a identificação de falhas e permitindo o aprimoramento e a otimização dos processos.

Fez-se um breve resumo das principais tendências para este ano no setor logístico, porém para que haja entendimento completo sobre os assuntos abordaremos os mesmos de forma íntegra nos próximos artigos.

Consultora de Projetos Eng. Gabriela Luiza Tafner

Assine nossa

Newsletter

error: Conteúdo Protegido