Blog Logisc

Integração Homem Máquina na Logística

Integração Homem Máquina na Logística

A Era da Industria 4.0 é marcada pela automação de processos e automatização de equipamentos para que trabalhem de forma integrada. Algumas vezes a forma como recebemos essas novidades tecnológicas gera dúvidas sobre a necessidade da participação do ser humano nos processos produtivos em um futuro não muito distante. Na realidade, a implantação de sistemas mais inteligentes e automatizados, criam sim, uma redução na quantidade de pessoas envolvidas na realização de algumas tarefas. Mas, novas oportunidades são criadas, por ser fundamental a participação do ser humano para que o processo flua com a máxima otimização e performance.

Máquinas que realizam operações de forma sincronizadas e com certa indempedencia humana já são utilizadas em toda a Cadeia de Suprimento e a tendência é que o uso da tecnologia de forma integrada ao trabalho do ser humano seja cada vez maior. Hoje vemos essa tecnologia sendo utilizada em larga escala para realização de  atividades repetitivas e  controles.

São robôs para a separação e armazenagem de mercadorias, drones para entregas e veículos autônomos, além de softwares para controle de armazenamento. Os veículos autônomos são, inclusive, uma aposta de grandes empresas tecnológicas. Hoje se encontra em operações no mercado. departamentos inteiramente operacionalizados por máquinas e sistemas.

Dentre as vantagens de investimento em tecnologias independêntes nos processos produtivos, estão: maior precisão nas operações, maior otimização e performance dos processos,  processos em operação de forma mais estáveis e previsíveis, melhor Gestão e Controle das informações operacionais, redução em ocorrência de acidentes pessoais e materias, redução de erros operacionais, agilidade em realização de inventários da ativos, informações mais precisas e rápidas para tomadas de decisões gerenciais. 

E a pergunta. Onde fica o Ser Humano em meio a toda essa modernidade tecnológica?

A mão de obra está se especializando e aos poucos se adaptando aos meios tecnológicos, por mais independentes e eficientes que as máquinas sejam, o ser humano se faz necessário para fazer a gestão das execuções das máquinas e sistemas. Algumas funções que antes eram realizadas de forma manual, hoje estão sendo automatizada e essa mão de obra se capacitando para realizar a Gestão e Manutenção das operações automatizadas.

By: Marcos Lásaro.